Infância 2 - Uma mãe presente, mas ausente

Antes de falar da minha mãe, quero dizer que não a culpo por tudo. Boa parte do modo como ela me tratava, se deve a educação que ela recebeu dos pais dela.
Bem, acho que não sofri tanto na infância com minha mãe, não. E sim da adolescência em diante.

Quando éramos pequenos, minha mãe trabalhava em período integral, então a única solução era eu e meu irmão nos virarmos sozinhos para tudo. Começamos a ficar sozinho em casa, eu tinha 6 anos e meu irmão 5.
Nossa rotina incluía tudo que os adultos faziam: acordar, arrumar o quarto, fazer almoço, lavar louça, tomar banho, se arrumar, estudar, ir pra aula, etc. Com uma única diferença: érmaos crianças!
Claro que eu, como filha mais velha, me ferrava com tudo, e o pestinha sempre se dava bem...rs
Morávamos num bairro distante e o horário de ônibus era péssimo. Saíamos de casa às 11:10 da manhã e chegávamos no colégio meio-dia. A turma da manhã estava saindo. Que mico, né? Mas era a única opção, pois o próximo ônibus era só 13:10 e chegaríamos atrasados. Surra na certa!

Lá pelas 8 horas da noite a mãe chegava em casa, mas não tinha como dar atenção pra gente, pois sempre estava cansada. Tinha trabalhado demais!

Os anos se passaram e lá fui eu para o colégio das patricinhas (lembram?). Aí eu já era considerada diferente por causa do meu pai, mas isso era só o começo.

Uma vez fui fazer trabalho na casa de uma "colega" de classe, aí ela estava depilando as axilas com a mãe quando cheguei lá. Tínhamos 11 anos. Me perguntaram:
"Sua mãe faz sua depilação?"
Falei que não, o que era verdade, já que minha mãe nunca tinha tido um diálogo comigo sobre nenhum assunto de mulher, quem dirá fazer.
Aí ela falou para a turma toda no outro dia que eu tinha as axilas cabeludas, as pernas cabeludas e por aí vai.
Vai se ferrar! Eu só tinha 11 anos!
E que culpa eu tenho se minha mãe nunca me deu informação alguma sobre essas coisas? Naquela época acesso a internet era raro e não existiam tantos sites assim sobre tudo como hoje.

Se dependesse dos ensinamentos da minha mãe, eu ia acreditar piamente que eram as cegonhas que traziam os bebês. Vou ser bem diferente com minhas filhas!

Mas voltando a história, já que com 11 anos eu não tinha dinheiro pra pegar depilação e não sabia como fazer aquilo em casa e minha mãe também não quis me ajudar, peguei um prestobarba e taquei nas pernas. Raspei tudo e saí me achando.

Minha filha mais velha tem 11 anos também e nunca precisou tocar num prestobarba.
Levo ela pra fazer axilas, sombrancelha, buço e tudo que ela quiser num salão de beleza. Ela não vai sofrer o que eu sofri. Mas não vai mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário