Luto - A Maldição do Câncer

Mais uma pausa na história da minha vida pois hoje é um dia muito triste para mim. A avó da minha filha faleceu. É minha ex sogra. Mais pra frente explicarei melhor porque ex sogra, no momento só quero falar dela, da tristeza da minha filha e dessa maldição que é o câncer.

Não tenho mais convivência com a família do meu ex marido, tampouco ele procura a minha filha mais velha, mesmo assim ela os ama demais.
Mas essa avó dela era diferente.
Ela a procurava e amava demais minha filha. A última vez que a viu foi há 20 dias atrás, já bem magrinha e sem os cabelos. Maltratada por essa triste doença.

Pelo que ficamos sabendo ela descobriu o câncer no estômago há poucos meses, mas a doença tomou conta da vida dela muito rápido. Numa visa a minha filha já estava sem os cabelos, em virtude da quimioterapia e muitos quilos mais magra. Não sei o que pode ter causado esse câncer. Procurei ler, e o que o Inca diz sobre os fatores de risco é o seguinte:

"Vários estudos têm demonstrado que a dieta é um fator preponderante no aparecimento do câncer de estômago. Uma alimentação pobre em vitamina A e C, carnes e peixes, ou ainda com uma alto consumo de nitrato, alimentos defumados, enlatados, com corantes ou conservados no sal são fatores de risco para o aparecimento deste tipo de câncer. Outros fatores ambientais como a má conservação dos alimentos e a ingestão de água proveniente de poços que contém uma alta concentração de nitrato também estão relacionados com a incidência do câncer de estômago.

Há também fatores de risco de origem patológica. A anemia perniciosa, as lesões pré-cancerosas como a gastrite atrófica e metaplasia intestinal e as infecções gástricas pela bactéria Helicobacter pylori podem ter fortes relações com o aparecimento desta neoplasia. No entanto, uma lesão pré-cancerosa leva aproximadamente 20 anos para evoluir para a forma grave. Sendo assim, a medida mais eficaz para diminuir os riscos é iniciar uma dieta balanceada precocemente, ainda na infância.

Pessoas fumantes, que ingerem bebidas alcoólicas ou que já tenham sido submetidas a operações no estômago também têm maior probabilidade de desenvolver este tipo de câncer."


Enfim, acho que nenhum de nós está realmente livre. Temos que sempre prestar atenção em sintomas como perda de peso, anorexia, fadiga, sensação de plenitude gástrica, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente que podem indicar uma doença benigna ou mesmo o câncer de estômago.

Mas mesmo assim ela seguia lutando contra a doença. Até que, uma cirurgia para a retirada do câncer foi marcada. O que parecia ser a solução de todos os problemas foi, na verdade, o início de uma dor sem fim.
Pelo que explicaram, meio por cima, o médico, ao retirar o tumor do estômago, acabou perfurando o intestino e daí tudo se complicou. Ela foi para a UTI.e não deram muita esperança para a família.

Fui preparando a minha filha porque eu sabia o quanto ela ama a avó e o quanto ela sofreria. Disse que ela fez uma cirurgia, mas que não tinha sido muito boa. Mas ela ficou esperançosa, disse que ela ia melhorar.
Porém hoje veio a triste notícia. Ela não resistiu.
Tive que dar a notícia a minha filha que ficou em prantos. E tudo isso aconteceu há 3 dias dela completar 12 anos, imaginem a dor que minha menina está sentindo.
Agora que ela adormeceu um pouco, me sento aqui para escrever um pouco e lutar contra essa dor e tristeza.

Foi minha sogra, já tivemos momentos bons e ruins, já nos desentendemos algumas vezes, sim. Mas tudo que eu mais queria é que ela estivesse aqui, viva, sorrindo e vendo o quanto minha filha a ama. Por isso orei tanto por ela quando soube que ela estava mal.

Agora só nos resta pedir que descanse em Paz! Sei que você está ao lado do Pai!

0 comentários:

Postar um comentário